Doações para a criação do Portal rosário

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Largo do Bico da Gallinha

Duque de Caxias, já foi conhecida como Dallas City. Alguns lugares se tornam famosos devido aos seus ilustres freqüentadores. Aliás, os lugares às vezes recebem novos nomes para fixar os hábitos de seus visitantes. É o caso deste nosso fictício “Largo do Bico da Galinha”, que não existe em nenhum guia rex ou no famoso programa de mapas. Pelo menos não com este nome, que de certa forma preserva o anonimato dos personagens e ao mesmo tempo cria uma tribuna livre isenta de censuras,mesmo estando localizado no ponto mais nobre da cultura e da economia da cidade.
O nosso Largo do Bico da Galinha é um local de livre acesso, como deveria ser todos os locais democráticos. Freqüentado pela fina nata da política crítica, traz em sua bancada representante de todos os partidos e até mesmo os que já não acreditam em políticos.
Para se manter o alto nível do dialogo, no Largo não há lideres, mas sim formadores de opinião. Assuntos diversos são tratados entre um copo e outro de refrigerante. Observei que não há bebida alcoólica na mesa.
Coerente a sua maneira, não pense que não há consenso de opiniões, pois a bancada vota e vai ao embate de busca de colisões para defender suas idéias.    
Como nosso ponto é público e fica no caminho de muitos peregrinos, as vezes temos shows de rua acontecendo ao fundo. Prostitutas, vendedores, pedintes, imigrantes e toda diversidade disponível.
Aos poucos o Largo do Bico da Galinha se torna uma câmara comunitária popular. Isto incomoda! Pois assim nascem os grandes movimentos ideológicos. Ser socialista e democrático, as vezes significa elevar a voz para ser ouvido. Em outras vezes a estratégia é apenas observar.
Se houvesse lista de presença diria que por ali passou metade dos manifestantes por mudança em nosso município. Claro que como é previsto, há também defensores da política atual, indecisos e alguns votos nulos. Estes últimos só aparecem pelo petisco de frango.
Este local é o triangulo do desejo popular, da utopia ética e das articulações elaboradas nos conceitos de Maquiavel ou Carl Max. Porém, as bandeiras das articulações ainda estão sendo confeccionadas. Por enquanto, sugiro puxar uma cadeira e sentar em qualquer lugar para ouvir, observar ou expressar sua opinião. Alias, a mesa embora de formato quadrado, é por ideologia redonda. E por pura formalidade  de se manter a ordem, é necessário convite para sentar-se nesta mesa.

Nenhum comentário: